A Fundação Marcos e Ana Gonçalves é uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem Fins Lucrativos (IPSS) sediada na Quinta da Coelheira – 3460-513 Tondela.
Foi constituída a 29 de Fevereiro de 1987, na secretaria notarial de Leiria, tendo como instituidores, o Dr. José Gonçalves e Dra. Maria Helena Correia Rosa.
Foi reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 1 de Março de 1995. É reconhecida como pessoa coletiva de utilidade pública através do Diário da República nº 91 de 18 de Abril 1995 III série.
A génese da Fundação Marcos e Ana Gonçalves foi apoiada pela Primeira Igreja Evangélica Baptista de Viseu, sendo esta determinante no crescimento e desenvolvimento da compreensão, que esta possui sobre a ação beneficente e de solidariedade social sustentável junto da comunidade.
A Instituição possui valência de Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) com capacidade de 59 utentes e valência de Centro de Dia (CD) com capacidade de 10 utentes. A Fundação Marcos e Ana Gonçalves possui ainda acordos de cooperação celebrados com o Centro Distrital da Segurança Social de Viseu desde 1995, tendo sido sujeitos a novas revisões ao longo dos anos.
É através destas valências que a IPSS presta serviços ao seu publico alvo, disponibilizando os seus equipamentos, ao serviço daqueles que a procuram, visando contribuir para a satisfação das necessidades, promovendo a melhoria das condições de vida e bem-estar.
Utentes Residentes
Utentes em Centro de Dia
A abertura e início da atividade desta IPSS deu-se a 17 de Junho de 1995, com 28 utentes, tendo um mês depois mais 10 utentes. Atualmente possui 59 utentes residentes, ou seja na valência ERPI e 5 utentes na valência de Centro de dia.
Esta instituição propõem nas suas valências, garantir a autonomia, individualidade, privacidade, conforto e bem-estar dos utentes. É um equipamento organizado de forma a evitar processos burocráticos e prolongados. Embora apresente uma estrutura típica e estratificada, é contudo uma estrutura flexível e adaptável, dado o elevado grau de proximidade e autonomia dos que diariamente se empenham e realizam a sua gestão.
Esta IPSS organiza-se em função do serviço ao utente tendo como base a procura constante da excelência e qualidade.